Que é a Maçonaria Thelêmica Universal?

O Que é a Maçonaria Thelêmica Universal?



A Ordem Maçônica Thelêmica Universal é uma sociedade secreta, no sentido de que os ensinamentos herméticos, mágickos e Kabalísticos só são conhecidos pelos seus membros. Em certo sentido não é uma Sociedade Secreta pois ma sociedade secreta é aquela que tem objetivos secretos e oculta a sua existência assim como as datas e locais de suas sessões. O objetivo e propósito da Ordem Maçônica Thelêmica Universal, suas leis, história e filosofia são divulgados neste Site/Blog, em livros e em outros lugares e assim neste sentido não é uma sociedade secreta. Os únicos segredos que a Maçonaria Thelêmica Universal conserva são as cerimônias empregadas na admissão de seus membros, os meios usados pelos seus membros para se conhecerem e os segredos herméticos, mágickos e Kabalísticos.

É também uma Escola e Fraternidade Iniciática de Mistérios e de consagração sacerdotal mágicko-religiosa, mas não é uma religião no sentido de ser uma seita, mas sim uma Ordem Iniciática que une seres humanos de bons costumes. A Maçonaria Thelêmica Universal não promove nenhum dogma que deve ser aceito taticamente por todos, mas sim transmite Gnosis(Conhecimento) aos seres humanos e a prática da virtude, não oferecendo panacéias para a redenção de pecados pois não reconhece o pecado tal como as religiões cristã, judaica e outras o reconhecem. Seu Conhecimento(que a sociedade profana chama de crença) consiste de dois artigos lógicos que não foram inventados por homens, mas que se encontram neles instintivamente desde os mais remotos tempos da história: A existência dos Deuses e a Imortalidade da Alma que tem como corolário a Irmandade dos Homens sob a Paternidade e Maternidade do Grande Arquiteto do Universo.


Completamente alinhada ao Novo Aeon de Hórus, a Ordem Maçônica Thelêmica Universal é a união em seu Universo Mágicko-Espiritual da combinação das tradições ocultistas ocidentais e orientais mas com sua própria filosofia teórica e prática.

Através da conscientização da Natureza Divina dos Deuses dentro de si mesmo, com a conscientização de que todo ser humano é um Deus na Terra, através da Meditação e da prática dos ensinamentos da Maçonaria Thelêmica Universal (Iluminismo Científico Universal), o ser humano pode aprender a viver sempre o momento presente ao invés de viver no passado ou no futuro e aprender a viver plenamente sua Thelema(Verdadeira Vontade da sua Natureza Divina). Somente habitando o momento presente e vivendo plenamente sua Verdadeira Vontade modificando a realidade espiritual e material da forma como se deseja para si e para seu próximo para um mundo melhor e justo, e Despertar para a Verdade da Luz do Grande Deus Pai e da Grande Deusa Mãe dentro de si mesmos, agindo conscientemente para expressar o Poder do Fogo Eterno que eleva os Filhos da Luz dispersos na humanidade de volta ao seio dos Deuses Pai-Mãe Incognoscíveis, e assim realizar o Trabalho da Luz neste Mundo. Isto tudo é, de acordo com a Maçonaria Thelêmica Universal, a Medicina Sagrada, o único caminho dos seres humanos desenvolverem verdadeiramente a paz, dentro de si mesmos e neste mundo.

A Maçonaria Thelêmica Universal transmite uma visão centrada no Grande Arquiteto do Universo e nas Divindades Thelêmicas, mas de forma universalista, sem fanatismo, sem dogmas e aberta ao desenvolvimento.

Assim como no passado Prometheus ensinou a humanidade como se tornarem iguais aos Deuses gregos, o Grande Arquiteto do Universo na Maçonaria Thelêmica Universal mostra à humanidade o Caminho da Independência Pessoal e o caminho para a sua própria Iluminação Espiritual e união com a divindade.

A Maçonaria Thelêmica Universal dá importância aos pilares fundamentais da iniciação (Vontade, coerência, ordem, despertar da Consciência e o Deus Interior); às vias tradicionais de iniciação (Yoga, Tantra, Cabala, Simbolismo, Alquimia), com as quais se culmina a mesma; e à capacidade dos iniciados, nos altos graus, de transformar a si mesmos na própria Divindade, no andrógino divino e alquímico, para assim poder transformar toda a realidade que os envolve, sempre buscando um mundo mais justo e livre, e para alcançar este sublime objetivo A  Maçonaria Thelêmica Universal adota o método denominado Iluminismo Científico Universal.

A  Maçonaria Thelêmica Universal é uma tradição que enfatiza que a Iluminação Espiritual está ao alcance de todos os seres humanos. Seus praticantes empenham-se em aplicar  os ensinamentos na vida diária independente de raça, crença,cultura, status social e financeiro, vindo daí a denominação: Maçonaria Thelêmica Universal. Seu objetivo é propagar os seus princípios, divulgando a  Maçonaria Thelêmica Universal e beneficiando a todos, através de quatro estâncias básicas da vida:


 Educação, Cultura, Beneficência Social e Purificação Espiritual.


Estes objetivos citados acima são alcançados através de um conjunto de Práticas e de Ritos Iniciáticos Maçônicos Esotéricos que tem por objetivo despertar e ativar os chakras, fazendo acontecer  a ascensão da kundalini e o acesso a estados mais elevados de consciência espiritual. Realizamos também o estudo teórico e prático da Filosofia da Maçonaria Thelêmica Universal e de seu conjunto de ciências tais como: Magia, Alquimia, Cabala, Tarot, Tantra, e demais ciências herméticas próprias da Ordem Maçônica Thelêmica Universal que  colaboram com o caminho da Iluminação Espiritual dos membros desta Ordem Iniciática.


Somos uma organização iniciática independente, não sectária, autônoma, que presta contas única e exclusivamente à si mesma e aos seus membros, não estando associada, ligada ou subordinada a nenhuma outra instituição religiosa e/ou iniciática, política ou de quaisquer outras orientações no Brasil ou em qualquer outro país por sermos uma Tradição Iniciática própria e independente, restando apenas o Fundador da Ordem Maçônica  Thelêmica Universal e seus membros por ele autorizados como aptos a responder pela Instituição e pela comunidade maçônica thelêmica universal.

A Maçonaria Thelêmica Universal não é baseada em CRENÇAS, mas sim em CONHECIMENTO, na observação da natureza e seus sinais divinos: Sol, Lua, os planetas, os elementos terra, água,fogo e ar, os animais, as plantas, o vento, a chuva, os trovões, as nuvens, os  ciclos da natureza e toda uma infinidade de outras observações físicas e espirituais. É o  Caminho Divino do Iluminismo Espiritual Científico para conhecer a si mesmo em sua totalidade e então transcender todas as percepções ilusórias e assim atingir a Iluminação Espiritual e o Verdadeiro Conhecimento de si mesmo, da vida, do mundo ao redor, da natureza, dos Deuses e do Universo.

A Maçonaria Thelêmica Universal Não é uma religião como é entendida pela sociedade materialista profana, mas sim o CAMINHO DA ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL, uma filosofia  de vida que leva o ser humano a conhecer sua Verdadeira Essência Divina, primeiro internamente e depois externamente para então como um buscador sincero realmente compreender a universalidade da vida e a grandeza Do Grande Arquiteto do Universo. Devido ao fato da humanidade atual ter se tornado 100% materialista, a filosofia prática de vida da MaçonariaThelêmica Universal pela Vontade do Grande Arquiteto do Universo manifesta-se neste mundo como uma Ordem Iniciática mas não uma Ordem Iniciática comum, e sim uma Ordem Iniciática universal, natural, e libertária que mostra aos seres humanos que por serem filhos do Grande Arquiteto do Universo, os seres humanos também são Deuses  na Terra em si mesmos e  100% perfeitos em sua Natureza Divina e que para voltarem a ser realmente Deuses, devem se conscientizar que já são Deuses, Seres Perfeitos e que devem manifestar essa perfeição aqui e agora neste mundo para serem os colaboradores do Grande Arquiteto do Universo na construção de uma nova civilização de Deuses da Terra e de um mundo perfeito, pacífico e iluminado onde o Ágape(Amor Divino) é o fundamento principal.

A Maçonaria Thelêmica Universal transcende a habilidade das religiões escravizadoras populares da massa da humanidade de unir a alma ao Grande Arquiteto do Universo e aos Deuses, pois só pode ser realizada por meio do esforço individual, uma experiência mística e espiritual que não pode ser intermediada por sacerdotes oficiais, e é  independente de dogma, doutrina ou fé. As iniciações da Maçonaria Thelêmica Universal e ao seu Sistema de Magia Ocultista dão experiência de vivência da vida espiritual, não por um simples ouvir dizer, e dão Conhecimento em vez de mera fé cega. A fé da Maçonaria Thelêmica Universal tem base no equilíbrio entre Religião e Ciência, Intuição e Razão, e assim a fé da  Maçonaria Thelêmica Universal não é a mera fé do crer em algo porque foi dito e porque está nas escrituras e nas tradições como o afirmou  por exemplo o afirmou o Grande Adepto Buda Shakyamuni, mas sim por uma fé que é praticada, vivenciada e experimentada e que conduz a CERTEZA  de que seu Sistema e Ensinamentos existem e funcionam na vida daquele que os pratica sinceramente, de modo que a fé da Maçonaria Thelêmica Universal é a Verdadeira Fé: a Fé Consciente. Essa é a definição de fé da Maçonaria Thelêmica Universal.

A  Maçonaria Thelêmica Universal fundamenta-se na afirmação de que todas as pessoas têm o potencial de atingir a Iluminação Espiritual, assim nossa missão é divulgar este ensinamento em meio ao povo e para auxiliar as outras pessoas no caminho da iluminação. Portanto, a Maçonaria Thelêmica Universal é caracterizado pelo espírito de benevolência e altruísmo.

Todos os fenômenos estão sob a infalível Lei de Causa e Efeito(Karma) mas que não é uma Lei fatalista como ensina errônemente muitas religiões orientais e ocidentais, pois tudo pode ser novamente harmonizado de acordo com os esforços e atos dos próprios seres humanos,  e ainda há  nas Leis Divinas que regem o Universo a Lei do Tikun(Correção) que é o esforço humano consciente de conseguir conscientemente corrigir em si mesmo todas as desarmonias de seus lados luz e sombra, corrigindo também os atos deles decorrentes e então manifestando a Perfeição Divina em sua própria vida. Conseqüentemente, o estado de vida de um ser, seu destino, em outras palavras é a consequência de todas as causas prévias(atos realizados em outras vidas). Através da prática dos ensinamentos da Maçonaria Thelêmica Universal, da Magia Ocultista da Maçonaria Thelêmica Universal e dos esforços em aperfeiçoar-se cada vez mais como ser humano, a pessoa está criando a causa suprema positiva, que pode transformar os efeitos negativos do passado.

Em resumo: A  Maçonaria Thelêmica Universal é uma filosofia bela, elevada e nobre. É um conhecimento gnóstico porque conduz o ser humano ao conhecimento e ao autoconhecimento pelo próprio esforço e Vontade; é um  conhecimento teosófico porque busca a Sabedoria Divina da própria individualidade microcósmica; é um conhecimento hermético porque tal conhecimento é compreensível apenas por aqueles que estão evoluindo interiormente, conscientemente e são capazes de usufruí-lo com liberdade e uma sabedoria, é um conhecimento hedonista porque busca(com o devido discernimento é claro)  o prazer sadio como um meio de atingir algo das alegrias da vida e o bem estar. Enfim, é um Conhecimento porque instrui, ensina, transmite princípios para aqueles que têm livre vontade de aprender sem temor e opressão, sem o dogmatismo terrorista de todas as religiões escravizantes e insubstanciosas, não se devendo caracterizar nenhuma espécie de heresia ou blasfêmia. È um Conhecimento e filosofia de liberdade com discernimento para pessoas que pensam, questionam, têm inquietudes interiores, e não para pessoas fracas, covardes e escravas dos seus próprios vícios. Não é para “cabeças de rebanho” nem para os que se acreditam “pecadores” e que pecam em parelhas e que não são capazes de pensar e decidir por si mesmos, de trabalhar pela própria evolução e buscar o Conhecimento Espiritual e Intelectual. Não é para as mentes estagnadas e atrasadas, obscurecidas, embotadas que entregam suas débeis vidas a uma suposta autoridade religiosa igualmente débil e interesseira. É um Conhecimento e filosofia de vida difícil para todos estes tipos negativos acima citados, pois a covardia e a hipocrisia não lhes permitem que assumam as responsabilidades de seus próprios atos, pensamentos e emoções. Sendo uma filosofia de vida especialmente de evolução e liberdade sempre com discernimento e Conhecimento, não é imposta a ninguém, mas é aceita voluntariamente por aqueles que são capazes de ter real comprometimento consigo mesmos e com o Grande Arquiteto do Universo. Como Deuses na Terra, os membros da Maçonaria Thelêmica Universal buscam a Verdadeira Sabedoria Divina, o Poder Pessoal, o prazer, a saúde e a expansão da consciência, vivenciando e experimentando o caminho escolhido em sua totalidade como um Deus na Terra que é vivendo de forma plena neste mundo sua Verdadeira Vontade(Thelema-Objetivo, Sentido da Vida e Missão) neste mundo.


PRINCÍPIOS NORMATIVOS DA ORDEM MAÇÔNICA THELÊMICA UNIVERSAL:

A Ordem Maçônica Thelêmica Universal – OMTU, é uma Ordem Iniciática Maçônica, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega os seres humanos sem distinção de cor, credo, sexo, raça, religião e nacionalidade, promovendo o desenvolvimento dos seus filiados, subordinada às leis do País, formada de Maçons Thelêmicos Universais congregados na sede da Loja,  é um Corpo Independente e Soberano da Maçonaria Thelêmica Universal. Tem responsabilidade e governo próprio e não pode alienar, abdicar, dividir ou delegar o seu poder Supremo da Ordem Maçônica, seja por tratados ou por qualquer meio, que na sua Jurisdição ou fora dela, possa direta ou indiretamente sujeita-la à ingerência, intromissão ou domínio de qualquer outro Corpo Maçônico nacional ou estrangeiro.


I - Esta Entidade:


II - É soberana em sua Jurisdição, abrangendo todo o território brasileiro não dependendo de qualquer Corpo ou Autoridade Maçônica, dentro ou fora do País;


III - A nenhum outro Corpo ou Entidade prestará contas dos seus atos;
IV - Constituirá suas rendas, as quais aplicadas na forma definida na sua Constituição;


V - A Lei disporá, anualmente, sobre o exercício financeiro, a elaboração e organização de orçamento, que fará a previsão da receita e da despesa;


VI - Manterá, sem qualquer dependência com outras Ordens Maçônicas e Altos Corpos Maçônicos regulares, quer do País quer do estrangeiro, relações destinadas a estreitar os laços de Fraternidade;


VII - Manterá intercâmbio cultural com quaisquer entidades, especialmente maçônicas, fazendo-se representar como Corpo Independente e Soberano.


A Ordem Maçônica Thelêmica Universal, doravante denominada OMTU, tem por finalidade precípua a prática e difusão do Simbolismo maçônico thelêmico universal e postulados enunciados no Preâmbulo desta Constituição e de seus Rituais, admitindo às Lojas a Realização dos trabalhos no Rito Maçônico Thelêmico Universal, e em quaisquer outros que venha adotar, mantendo os três graus simbólicos de Aprendiz, Companheiro e Mestre e Câmaras de instrução hermética.


A  Ordem Maçônica Thelêmica Universal tem também como finalidade o apoio ou criação de entidades e/ou movimentos de caráter filantrópico, beneficente e cultural, bem como de formação profissional para crianças e jovens carentes, com o objetivo de erradicar a criminalidade.


A Ordem Maçônica Thelêmica Universal é a união indissolúvel e irretratável das Lojas Simbólicas e de seus obreiros. É condição indispensável para admissão, filiação e permanência em suas Lojas, embora formal e jurada, aceitação consciente, por parte dos candidatos, do disposto na sua Constituição, dos Regulamentos, Usos e Costumes Maçônicos Thelêmicos Universais, bem como da Constituição Brasileira.


A  Ordem Maçônica Thelêmica Universal rejeitará qualquer uso, costume ou Landmark maçônico que viole a Constituição Brasileira, especialmente no que se refere aos Direitos e Garantias Individuais.


Os Maçons Thelêmicos Universais congregar-se-ão em Lojas, na forma da Lei, para se entregarem às tarefas operativas, especulativas e de estudos místicos, esotéricos e herméticos, necessários à consecução dos seus objetivos sociais.


São Poderes da Ordem Maçônica Thelêmica Universal, distintos, harmônicos e soberanos, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
A Ordem Maçônica Thelêmica Universal exerce, através dos poderes estabelecidos na sua Constituição e no seu Regulamento Geral, o governo nos Triângulos e nas Lojas a ela subordinadas.